Ler significa reler, compreender e interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor.
.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Texto 1

Meus oito anos.

Oh, que saudades tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bande iras,
Debaixo dos laranjais.

(Poesias completas de Casimiro de Abreu.)

Texto 2

E com vocês a modernidade

Meu verso é profundamente romântico.
Choram cavaquinhos luares se derramam e vai
por aí a longa sombra de rumores e ciganos

Ai que saudade que tenho de meus negros verdes anos!

(Lero-lero, Rio de Janeiro : 9 Letras São Paulo Cacaso)

1)- Em "Meus oitos anos", Casimiro de Abreu aborda a infância como tema.
A- Na condição de adulto, como ele vê a infância?
B- Que elementos são valorizados pelo poeta na descrição de sua infância?

2)- O poema "E com vocês a modernidade", de Cacaso , estabelece um diálogo com o poema de Casimiro de Abreu.Que verso evidencia esse diálogo?

3)- No poema de Cacas, as lembranças do passado são diferentes das do poema de Casimiro de Abreu.O passado recordado também é o período da infância? Se não, que elementos mencionados no poema constituem a memória do eu lírico?

4)- O verso final do poema de Cacaso quebra a perspectiva ingênua e bem comportada do poema de Casimiro de Abreu. Dê uma interpretação a esse verso e, com base nela, explique o titulo do poema. "E com vocês a modernidade".

5)- Em ambos os poemas a linguagem é simples. Em qual deles, contudo, a linguagem é mais informal , mas próxima da oralidade e se prende menos às normas da língua escrita?

Nenhum comentário: