Ler significa reler, compreender e interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor.
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quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Causa e consequência 2

Mais uma atividade para fixação de conjunções causais e consecutivas.  Ocorre, porém, que tais relações também podem ocorrer mesmo que os conectivos não estejam presentes. Uma leitura atenta e interpretativa, que convirja para a apreensão dos sentidos, possibilita-nos identificá-las, o que contribui para uma compreensão mais apurada do discurso, estabelecendo-se as necessárias relações entre as partes do texto para captar a sua mensagem global. 

TEXTO
O filme 
O Contador de Histórias, filme de Luiz Villaça baseado na vida do mineiro Ro­berto Carlos Ramos, é a história de como o afeto pode transformar a realidade. Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar his­tórias, transformando, com a narrativa, suas próprias experiências de frustração em fábulas cativantes. Aos 6 anos, o menino cheio de imaginação é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém-criada pelo governo. Ela acredita estar, assim, garan­tindo um futuro melhor para seu filho. A realidade na instituição é diferente do que se promovia pela propaganda na TV e Roberto, aos poucos, perde a esperança. Aos treze anos, após incontáveis fugas, ele é classificado como irrecuperável, nas palavras da diretora da entidade. Contudo, para a pedagoga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros), que vem ao Brasil para o desenvolvimento de uma pesquisa, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, tenta se aproximar dele. O garoto em princípio reluta, mas, depois de uma experiência trau­mática, procura abrigo na casa de Margherit. O que surge entre os dois é uma relação de amizade e ternura, que porá em xeque a descrença de Roberto em seu futuro e desafiará Margherit a manter suas convicções. 
Disponível em: http://www.robertocarloscontahistoria.com/olhada.asp. Acesso em: 21 mar. 2013.

 
CAUSA
(       )Caçula entre dez irmãos, Roberto desde cedo demonstra um talento especial para contar histórias.
(       )Aos treze anos, após incontáveis fugas.
(       )Margherit Duvas quer fazer do meni­no o objeto de seu estudo.
(       )Aos 6 anos, o menino cheio de ima­ginação é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém- criada pelo governo.

CONSEQUÊNCIA
(       )Roberto, aos poucos, perde a esperança.
(       )Ele é classificado como irrecuperável, nas palavras da diretora da entidade
(       )Ele é classificado como irrecuperável, nas palavras da diretora da entidade
(       )Transforma, com a narrativa, suas pró­prias experiências de frustração em fábu­las cativantes.

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